Só não vendemos saudade

Entrevista a Nazareth Collection

“Está a ser uma aprendizagem diária.
Houve muita persistência e muita ajuda da minha família.”

Nazareth Collection é uma marca de design portuguesa que despertou um novo conceito na moda: poder vestir fotografias. Cada coleção é dedicada a um tema específico, como a cidade do Porto, Lisboa, o Fado, ou o simples encanto da Natureza. Márcia Nazareth, a responsável pela marca e pelas coleções junta o melhor das duas artes, a moda e a fotografia, em peças únicas como túnicas, t-shirts ou lenços.
Confessa que “o medo esteve sempre presente mas a vontade foi sempre maior”, onde agora vê na família uma fonte indescritível de força, coragem e inspiração para alimentar a sua marca.
A Lusa Mater foi até à Fábrica de Santo Thyrso, onde se encontra o atelier de Márcia, para dar a conhecer e divulgar o seu espaço de trabalho.

Num Minuto

A Márcia Nazareth  é designer de comunicação e mãe de duas meninas. Sempre teve o interesse pela fotografia e pela moda e, por isso, decidiu juntar as suas duas grandes paixões e criar a Nazareth Collection!                                                                               .

Não saio de casa sem… o meu caderno de notas preto e o IPhone.

Quando vou de férias não me esqueço de… fotografar.

A minha altura preferida do ano é… a de agora. 

Perco a cabeça com… viagens.  

A minha viagem de sonho é… no Rio de Janeiro.

O dia perfeito é… passar a manhã na praia com as minhas filhotas e o André e um almoço leve e fresco que me deixe perder pela cidade.

Como é que surgiu a Nazareth Collection? 

De um sonho. Trabalhei em várias agências de comunicação até decidir mudar completamente a minha vida para algo que para mim nem é um trabalho. É uma paixão. Sempre idealizei vestir uma fotografia. Sempre me atropelei em temas e mais temas fantásticos de fotografar, como a cidade do Porto, Lisboa ou o Fado. A minha ideia era padronizar tecidos com imagens e, deste modo vestir as pessoas. Penso que graficamente se podem construir magens muito apelativas, que estamos habituados a ver noutro contexto.

Como é que descobriste o interesse pela moda?

Sempre o tive, mas só me senti preparada para apostar nele depois de percorrer a minha carreira gráfica. Ao fazê-lo redescobri a minha paixão de sempre, a fotografia. Juntá-los? Isso foi um desafio enorme, mas não é o sonho que comanda a vida?

No que é que te inspiras para fotografar?

Procuro traduzir em imagens os momentos que vivo. Tudo é matéria. Livros, frases, viagens, conversas…

Como é ser empreendedora no feminino?

Temos de ser intuitivas, no sentido de valorizar a nossa sensibilidade na relação com os outros e nas várias tarefas a empreender. Outra característica das mulheres empreendedoras é a prática do multitasking, porque essa nossa capacidade é real e conseguimos desempenhá-la muito bem!

Quais são os teus projectos para o futuro?

Continuar a ser feliz é o meu maior projecto. Não preciso de muito para ser feliz. Tenho a cabeça a transbordar de projectos e ideias, mas sei que o caminho faz-se caminhando. Errando e aprendendo para redefinir direcções. Espero continuar a evoluir com a Nazareth Collection e como Ser Humano. Este é o meu maior projecto.

Que conselho dás a novos artistas e criadores portugueses?

Paixão, muita paixão e muito, muito trabalho.