Só não vendemos saudade

ARMINHO – Entrevista e Giveaway

O estúdio criativo ARMINHO foi fundado em 2011, pelo casal Raquel e João, e produz objetos de decoração e estacionário, passando pela tipografia e outras áreas artísticas.
A Raquel e o João são apaixonados pelos processos manuais, inspiram-se na Natureza, no que os rodeia e fazem um pouco de tudo, desde ilustração, a impressão tipográfica e tricô. Mas não se ficam por aqui: querem intervir noutras áreas artesanais e artísticas, viver mais devagar, ser mais sustentáveis, ser a mudança que querem ver no mundo!
Falámos com a Raquel e o João e vamos contar-vos tudo!

Entrevista ARMINHO

Como nasceu a ideia e o projeto ARMINHO?
O projeto ARMINHO cresceu espontaneamente, tal como continua a acontecer hoje, ao sabor das nossas ideias e necessidades criativas. Nunca houve um plano ou uma definição total para o projeto, melhor dizendo não gostamos de pensar demasiado em rótulos ou definições, deixamos que as coisas aconteçam organicamente. Somos pessoas que gostam simplesmente de fazer coisas e em 2011 decidimos que seria uma boa ideia partilharmos isso com os outros e abrimos a loja ARMINHO.
Em tempos tão digitais e acelerados, optaram por valorizar os processos artesanais e procuram utilizar materiais locais, mais ecológicos. Porquê estas escolhas?
Essas escolhas também fazem parte do que nós somos, não só no trabalho mas no dia-a-dia e nas coisas simples que nos rodeiam. A proteção do ambiente sempre foi uma preocupação nas nossas vidas, assim como um modo de vida “slow”, sem exigências de mercados, negócios ou indústrias. Os processos artesanais libertam-nos, ao contrário de nos acorrentar, processos onde a liberdade individual é o principal ingrediente, esta é também uma das razões desta opção. A nossa natureza curiosa também contribuiu muito para estas decisões, adoramos saber como são feitas as coisas, como são as pessoas ou as máquinas que as fazem e criam.
As vossas criações parecem ter uma forte influência na natureza. O que é que vos inspira?
A natureza definitivamente, mas não há nenhuma fonte única de inspiração, deixamo-nos inspirar por tudo o que nos rodeia, pelas informações, imagens, lugares, pelo que gostamos, tudo tem alguma influência naquilo que fazemos. Também não gostamos de ficar sempre no mesmo “lugar” criativo, gostamos de ir visitando outras técnicas, outros processos e assim também vamos mudando a nossa perspetiva sobre o que vamos fazer e com isso as nossas inspirações.
Os cadernos (com impressão letterpress) e os posters são atualmente as faces mais conhecidas da ARMINHO. Que outras áreas abrangem o vosso projeto?
Recentemente temos vindo a alargar a oferta dos nossos produtos, nós próprios mudamos nos últimos cinco anos e queremos trazer também isso para o projeto. Este ano foi lançada uma pequena coleção de malas e mochilas e em breve teremos produtos de outras áreas artísticas, o principal objetivo é transformar a ARMINHO num estúdio criativo e não apenas num estúdio de tipografia.
Querem falar-nos do vosso atelier Estúdio impressão tipográfica ( letterpress)? Podemos conhecer as histórias das vossas máquinas?
As nossas máquinas têm muitas histórias, cada uma a sua praticamente! Não compramos tudo de uma vez, fomos colecionando e juntando à medida das nossas necessidades. A nossa primeira máquina de tipografia foi uma pequena de bancada onde fizemos as primeiras experiências, mas logo decidimos que queríamos alargar o estúdio e neste momento temos uma máquina de impressão a pedal que data do início do século XX, alguns cavaletes, máquinas para prensar e cantear cadernos, guilhotina… enfim tudo o que é preciso para produzir os nossos produtos!
Mudaram-se recentemente para o Porto. Que tal está a ser a experiência? Ainda é possível viver “devagar” no atual ritmo agitado da cidade?
O Porto tem trazido coisas boas para o nosso projeto, aqui conseguimos estar mais perto das pessoas que nos acompanham, recebemos várias visitas no nosso estúdio, de portugueses e estrangeiros que querem conhecer melhor o nosso trabalho. Gostamos de aqui viver mas não vivemos ao ritmo da cidade, estamos numa rua calma, cultivamos a nossa pequena horta urbana e muitas vezes esquecemo-nos que estamos na segunda maior cidade do país!
Quais são os vossos projetos para o futuro?
Não gostamos muito de planear a longo prazo, neste momento queremos alargar os nossos horizontes criativos, intervir em outras áreas artesanais e artísticas e mudarmo-nos para uma quinta no interior do país para viver ainda mais devagar, ser o mais sustentáveis possível, ser a mudança que queremos ver no mundo!

O João... Num Minuto

Não saio de casa sem… um bom motivo para sair de casa!
Quando vou de férias não me esqueço de…levar algum trabalho para fazer.
A minha altura preferida do ano é… a Primavera
Perco a cabeça com… qualquer objecto bem desenhado.
A minha viagem de sonho é… visitar a Suécia na nossa caravana.
O dia perfeito é… um dia de trabalho produtivo.
Se eu fosse um caderno seria… o Seringador.

O João nasceu na Ferraria, uma aldeia do distrito de Portalegre, tem 27 anos, estudou Design Gráfico e Multimédia, interessa-se por artes gráficas, ilustração, cerâmica, agricultura, música e cultura portuguesa, é co-fundador da ARMINHO e, também, do projeto Camelotia.

A Raquel... Num Minuto

Não saio de casa sem… saber para onde vou.
Quando vou de férias não me esqueço de…de apenas o essencial.
A minha altura preferida do ano é… o início da primavera.
Perco a cabeça com… ideias criativas e inovadoras.
A minha viagem de sonho é… conhecer os Açores.
O dia perfeito é… fazer tudo a que me propus nesse dia.
Se eu fosse um caderno seria… Marmoratus Grey, com cores suaves mas muitas nuances!

A Raquel nasceu em Viseu, tem 26 anos, estudou Artes Plásticas, interessa-se pelas artes gráficas, artesanato têxtil, natureza, música e cultura portuguesa, é co-fundadora da ARMINHO e também do projecto Camelotia.

DESCUBRA OS PRODUTOS ARMINHO

.

GIVEAWAY ARMINHO

Em conjunto com a Arminho, a Lusa Mater tem um prémio irresistível para oferecer:
Prémio: Um Poster Baleias, em tamanho A2.

 

Como participar no passatempo:
– Fazer “like” nos Facebooks da Lusa Mater e da Arminho;
– Partilhar o post no mural do Facebook em modo Público (ver link de partilha no fim da página, na barra “Partilhar”:);
– Preencher o formulário abaixo (os seus dados são apenas usados internamente e não serão cedidos a terceiros).
Só será aceite uma participação por pessoa.
O passatempo decorre até dia 31 de Maio de 2016 e é válido para residentes em Portugal.
Os vencedores serão sorteados através do site random.org (os prémios serão atribuídos por ordem de saída dos nomes) e anunciados no facebook da Lusa Mater.