Só não vendemos saudade

Entrevista Life in a Bag

Desde que o mundo deixou de crescer na horizontal e passou a fazê-lo na vertical, uma coisa ficou clara: o espaço é cada vez mais um bem precioso. Como resultado, um número cada vez menor de pessoas tem possibilidade de ter o seu jardim ou horta.
A solução para criar uma horta dentro de casa é fácil: junta-se um casal de Vila Nova de Famalicão – o Pedro e Alexandra – algumas ideias inovadoras, um bocadinho de terra e sementes “et voilá” , assim nasce a Life in a Bag.

Life in a Bag

Com o objetivo de incentivar as pessoas a cultivar os seus próprios alimentos em espaços reduzidos, a Life in a bag propõe-nos várias soluções para o cultivo de ervas aromáticas, flores comestíveis e microvegetais biológicos dentro de casa. Tudo pronto a plantar, só é preciso juntar água.
Fomos falar com a Alexandra e com o Pedro, para sabermos como nasce vida num saco. Vamos contar-vos tudo! 🙂

 

A Alexandra... Num Minuto

A Alexandra Silva é designer e, com o incentivo do marido, dedicou-se a tempo inteiro à Life in a Bag, onde é responsável pela área de design e marketing.

Não saio de casa sem… telemóvel

Quando vou de férias não me esqueço de… máquina fotográfica.

A minha altura preferida do ano é… o Verão.

Perco a cabeça com… candeeiros.

A minha viagem de sonho é …  Japão.

O dia perfeito é…sol, água (para uns mergulhos) e boa companhia.

A minha aromática favorita é… coentros.

O Pedro... Num Minuto

O Pedro Veloso é engenheiro informático e autodidacta em agricultura urbana. É responsável pela gestão informática, financeira e área de inovação da Life in a bag.

Não saio de casa sem… telemóvel

Quando vou de férias não me esqueço de… música.

A minha altura preferida do ano é… o Verão.

Perco a cabeça com… gadgets.

A minha viagem de sonho é… Austrália.

O dia perfeito é… estar com a família e amigos.

A minha aromática favorita é… tomilho limão.

Como é que nasceu a Life in a Bag?

LIB014-5

O gosto pela terra esteve sempre presente, desde o tempo do quintal em casa dos nossos pais. Cultivar uma horta no jardim sempre foi o hobby lá de casa e, ao longo do tempo, fomos experimentando e aprendendo diferentes técnicas. Percebemos que podíamos cultivar os nossos próprios vegetais e ervas aromáticas, utilizando técnicas de cultivo biológico.
Assim, começámos a pensar que poderíamos fazer chegar às pessoas, que não têm jardim ou conhecimentos de agricultura, soluções fáceis e simples para criarem uma horta de ervas aromáticas em casa.

Qual o princípio de funcionamento dos vossos produtos?

Os nossos produtos incluem tudo o que é necessário para cultivar uma pequena horta em casa,  em qualquer altura do ano!
Cada Kit inclui a argila, a terra, as sementes biológicas e as instruções. Não são precisos conhecimentos de agricultura para cultivar com sucesso: basta seguir as instruções.  As embalagens são reutilizáveis e as sementes dão para vários cultivos.

Quais as principais dicas para manter um jardim de aromáticas?

Antes de mais é essencial escolher o espaço adequado para a horta, que deve receber sol pelo menos 4 horas por dia e ser arejado, mas não apanhar muito vento.
A rega é sempre a principal dificuldade. Verificar com o dedo se a terra está húmida e regar apenas se estiver seca; regar demais pode ser tão prejudicial como não regar.
Retirar as folhas velhas, secas ou apodrecidas.

Podem partilhar a vossa receita favorita com aromáticas?

Temos várias mas a mais simples com rodela de tomate, uma fatia queijo mozzarella fresco, folhas de manjericão e um fio de azeite, nunca falha e dá sempre uma óptima entrada.

Vocês são um casal e têm um negócio em conjunto, como fazem a gestão da relação pessoal e profissional? Que conselhos deixam a outros casais?

Por vezes é difícil fazermos essa gestão mas evitamos falar de trabalho LIB_entrevista4_1no final do dia e ao fim de semana. Tentamos aproveitar o tempo livre para estarmos com amigos e família.
Respeitar a opinião do outro, ter objectivos comuns e o mesmo empenho e paixão pelo negócio são os conselhos que deixamos a outros casais que pretendam iniciar um negócio em conjunto.

Quais são os vossos projetos para o futuro?

A internacionalização da marca é a nossa grande aposta. Neste momento já estamos representados na da Bélgica, França, Espanha e Reino Unido. Estamos a reunir todos os esforços para levarmos o Life in a bag a novos mercados europeus.
Queremos continuar a desenvolver produtos inovadores e uma aplicação móvel para ajudar os clientes no cuidado com as plantas.