A Nevoa é uma marca dedicada ao design de acessórios de interior que apresenta uma visão contemporânea sobre as técnicas artesanais. Com ênfase na experiência de artesãos portugueses, no seu trabalho preciso e em materiais nobres, a Nevoa dá primazia à madeira como matéria-prima em conjunto com a serigrafia manual.
Falámos com a Mariana, a criadora da Nevoa, para conhecer um pouco melhor este projeto. Vamos contar-vos tudo 😉
Entrevista
Como nasceu o projeto Nevoa?
O projeto surgiu em 2011 em contexto de passatempo. Sempre gostei de “manualidades” e o que ia fazendo nos tempos livres foi evoluindo. Com o incentivo dos amigos e da família fui partilhando alguns produtos em lojas do Porto, como Serralves, Papélia, Take Away Porto, Boa Safra, entre outras. Em 2013 decidi arriscar e investir no projeto como possível ideia de negócio. Através de uma bolsa “Passaporte para o Empreendedorismo” (do IAPMEI) veio o incentivo que faltava – ajuda financeira e apoio para pensar o projeto de raiz, de uma forma mais séria e orgânica.
E assim foi, surgiu a Nevoa!
Como surgiu o interesse em trabalhar com técnicas tradicionais de marcenaria e serigrafia?
Penso que nem refleti muito sobre o assunto; sou apaixonada pelo potencial da madeira como matéria prima, a serigrafia foi apenas uma das técnicas que eu dominava e com a qual conseguia atribuir diferentes “roupagens” ao produto, como se ele se transformasse ao longo do tempo.
Mas a Nevoa não é só tradição, como se enquadra a inovação e o design contemporâneo?
A tradição não assenta no sentido técnico da marcenaria ou da serralharia, mas sim no regresso às raízes, na valorização do know-how da nossas artes tradicionais. As linhas contemporâneas são sustentadas por esta sabedoria artesã.
Como surgiu o nome Nevoa?
Por de trás da névoa está o que mais desejamos. A névoa é algo momentâneo, único e em transformação; é o que quero transparecer através das criações: uma memória, um retorno ao passado, um traço manual único…
Trabalhas com vários artesãos e com várias fontes de inspiração. Podes explicar como é o processo de criação e produção das tuas peças?
Os produtos surgem muitas vezes de memórias que depois se fundem com traços atuais e se transformam com a experiência do artesão; o que surge na minha cabeça é depois debatido com o artesão até alcançarmos, em conjunto, a melhor versão da peça. É sempre uma co-produção.
Quais são os teus projetos para o futuro?
A Nevoa tem-me ensinado muito sobre a vida, sobre as pessoas, sobre os sonhos e essencialmente sobre a luta. Os objectivos principais serão: apresentar uma nova coleção, um novo tema (a ser revelado brevemente) e participar numa feira nacional para profissionais da área de arquitetura e interiores. Em 2017 espero participar numa feira internacional.
Queres deixar um conselho para novos artistas e designers?
Coragem, persistência, paciência, um bocadinho de loucura e acima de tudo muita paixão!
A Mariana Morgado... Num Minuto
Não saio de casa sem… rímel.
Quando vou de férias não me esqueço do… canivete suiço.
A minha altura preferida do ano é… a Primavera.
Perco a cabeça com… sapatos.
A minha viagem de sonho é… Japão.
Se eu fosse uma peça de decoração seria… um candeeiro de mesa!
A Mariana é uma rapariga enérgica, empreendedora e executante. Adora conhecer coisas novas, viajar e comer; mas acima de tudo procura experimentar nas várias áreas artísticas – Dança, Som e Imagem, Gestão Cultural – e contribuir para novas visões e perspectivas.