Só não vendemos saudade

FAQs

 

FAQs

 

Browse F.A.Q. Topics

A minha conta

  • Como posso aceder à minha conta?

    Aceda ao menu “a minha Conta”, na parte superior direita da plataforma, onde poderá consultar e modificar os seus dados e definições de conta, verificar o estado da sua encomenda, visualizar as compras efectuadas na Lusa Mater e verificar os produtos na sua “wishlist”.

  • Como posso consultar ou modificar os meus dados pessoais?

    Para consultar ou modificar o seu registo aceda ao menu “A Minha Conta” e selecione a opção “Definições de conta”. Poderá consultar ou modificar os seus dados de conta, dados pessoais e preferências de email.

  • Como posso receber as Newsletters?
    Basta estar registado na Lusa Mater para receber automaticamente as nossas newsletters. Se alterou esta pré-definição e pretende voltar a receber as newsletters, aceda à caixa de subscrição de newsletters e active a sua recepção.  
  • Cookies
    Para facilitar e personalizar a experiência do utilizador final com a plataforma, a Lusa Mater utiliza “cookies”, ou seja, pequenos arquivos de dados que são gerados no computador do Utilizador e possibilitam a obtenção de certas informações. Os cookies são utilizados com o objetivo de melhorar o serviço prestado pelo site, mas não armazenam informações pessoais sobre Utilizadores, uma vez que a informação recolhida é anónima.

Devoluções

  • Posso cancelar a minha encomenda ou devolver um produto?
    É nosso objetivo que fique totalmente satisfeito com sua experiência de compra. Tem o direito de resolver (cancelar) o seu contrato de compra celebrado através da plataforma Lusa Mater, no prazo de 14 dias a contar da data de recepção da encomenda. A comunicação da resolução da compra deverá ser enviada por carta registada com aviso de recepção.

    Para proceder à devolução certifique-se que está a proceder de acordo com as nossas Condições de Devolução.

  • Como devo proceder à devolução de um produto?
     Recebida a comunicação de resolução da compra, o Serviço de Apoio ao Cliente atribuirá um ADM (Autorização de Devolução de Mercadoria) - código único por Utilizador - e enviará por email um formulário que o cliente deverá preencher e incluir no pacote a devolver.

    Apesar de não ser necessário indicar o motivo da devolução é importante para a Lusa Mater compreender os seus clientes e suas motivações; uma breve explicação das razões que o levaram a mudar de ideias é fundamental para podermos melhorar.

    O cliente deverá devolver os seus produtos na embalagem original, para a morada indicada no vale de devolução, com o formulário ADM (Autorização de Devolução de Mercadoria). As devoluções podem ser efectuadas através da transportadora da sua preferência, mas obrigatoriamente em envio registado.

    Os custos de devolução serão pagos pelo Cliente.

    Quando a sua devolução chegar, será verificado o conteúdo e o estado do produto devolvido. Receberá notificação por e-mail a informar que a sua devolução foi registada pelo nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

  • Quais são as condições para devolver um produto? (Condições de Devolução)

    Para resolver o contrato de compra e devolver o(s) produto(s), o Cliente terá de comunicar essa decisão no prazo de 14 dias contados a partir da recepção da encomenda, de acordo com a forma definida.

    O custo dos transportes serão do encargo do Cliente.

    Para poder concluir o processo de devolução do produto é necessário que o produto chegue em perfeitas condições ao poder da Lusa Mater, o que pressupõe não ter sido utilizado e possuir a sua embalagem original. É, igualmente, fundamental que os produtos a devolver sejam bem acondicionados e perfeitamente embalados, pois os produtos que apresentem quaisquer danos aquando do seu recebimento, não será aceite a devolução, mesmo que a anomalia tenha resultado do seu transporte, por efeito de um acondicionamento ou embalamento inapropriado.

    O Cliente não pode exercer o direito de livre resolução nos contratos relativos aos seguintes produtos: produtos realizados segundo as especificações do Cliente ou personalizados para o Cliente; produtos susceptíveis de se deteriorarem ou ficarem rapidamente fora de prazo; produtos selados não susceptíveis de devolução por motivos de protecção da saúde ou de higiene quando abertos após entrega; gravações áudio ou vídeo seladas ou programas informáticos selados a que tenha sido retirado o selo de garantia de inviolabilidade.

    Os produtos sobre os quais não poderá exercer o direito de retractação serão assinalados no nosso website, aquando da respectiva promoção de venda.

  • Reembolso
    O Reembolso será efetuado através de crédito Lusa Mater ou por transferência bancária (de  acordo com a sua preferência), no prazo máximo de 14 dias, a partir da receção da encomenda devolvida. O crédito Lusa Mater de reembolso tem um prazo de validade de 2 anos e pode ser utilizado no pagamento de produtos e transportes, sem qualquer restrição. É, também, acumulável com outros créditos.
  • Trocas

    A Lusa Mater trabalha com produtos inseridos em campanhas temporárias e em quantidades limitadas, pelo que na generalidade das situações será difícil fazer qualquer troca. Contudo, se pretender trocar um artigo, entre em contacto connosco, no prazo de 14 dias a contar da data de recepção do mesmo e faremos todos os esforços para poder satisfazer o seu pedido. Se não for possível a troca do produto e se este satisfizer os requisitos para a devolução (condições de devolução, poderá proceder à sua devolução conforme o processo de devolução (6.2).

  • Condições dos artigos para troca

    Iguais às condições de devolução.

Dúvidas e Reclamações

  • Li todas as Questões frequentes (FAQs) mas ainda tenho dúvidas, o que posso fazer?

    Aceda à área “contactos” e preencha o formulário  de pedido de informação ou Envie-nos um email para info@lusamater.com e tentaremos responder-lhe o mais depressa possível.

Encomendas

  • Como posso fazer uma encomenda?
    Comprar na Lusa Mater é fácil e seguro! Pode fazê-lo 24h por dia e 7 dias por semana.
    1. Selecione o produto que deseja comprar. Cada produto tem uma página de apresentação detalhada, com fotografias, a descrição geral e as informações adicionais do mesmo.

    2. Selecione a quantidade pretendida. Em alguns produtos será necessário escolher cor e tamanho. As quantidades por carrinho podem ser limitadas em alguns produtos.

    3. Clique em “Adicionar ao Carrinho”. A partir desse momento, o item será visível no seu Carrinho de Compras, o qual pode ser acedido através do link no canto superior direito de cada página.

    4. Quando tiver selecionado todos os produtos que pretende, clique no botão “Finalizar Encomenda”, será redirecionado para a Finalização de Encomenda.

    5. Preencha os dados relativos à Morada de Facturação e Morada de Entrega (caso esta seja diferente da primeira). Caso pretenda que a morada de entrega seja diferente da morada de facturação, desactive a opção "Enviar para a mesma morada de facturação".

    6. Selecione o(s) método(s) de pagamento pretendido(s). Se tiver créditos e códigos promocionais, pode optar por os descontar.

    7. Clique no botão “Concluir Encomenda” e será direcionado para uma plataforma de pagamentos segura, para concluir o pagamento. No caso de ter escolhido pagamento por referência multibanco, irá receber as referências e prazos para proceder ao pagamento.

    8. Receberá um e-mail de confirmação da sua encomenda. Se não o receber, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente (email: client@lusamater.pt ).

  • Posso encomendar um produto que não encontro na Lusa Mater?

    Se o produto que pretende já estiver esgotado ou se pretender encomendar um produto que não se encontra disponível, poderá entrar em contacto connosco, através do email encomendas@lusamater.pt. Faremos todos os possíveis para satisfazer o seu pedido.

  • O que incluem os preços indicados no site?

    Todos os artigos disponíveis na Lusa Mater têm referido o preço de venda em Euros e incluem o IVA à taxa legal em vigor.

    Os preços indicados não incluem as despesas de envio. As despesas de envio são a cargo do cliente e são indicadas na Finalização de Encomenda.

    Os preços poderão ser alterados a qualquer momento, sem aviso prévio.

    As entregas efetuadas em países fora da U.E., podem estar sujeitas a taxas ou impostos adicionais em conformidade com a respetiva politica aduaneira. Tais valores não se encontram incluídos nos preços anunciados, sendo da responsabilidade do Cliente, que previamente deverá informar-se junto dos organismos locais (alfândegas) qual o custo de importação do produto que pretenda adquirir.
  • Para que países é que a Lusa Mater envia?

    A Lusa Mater pode ser seguida em todos os países do mundo, mas actualmente apenas faz entregas para países pertencentes à União Europeia* e Suíça.

    Se pretender envios para outros países, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente (email: client@lusamater.pt). Tentaremos satisfazer o seu pedido.

    *Países da União Europeia – Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, frança, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, suécia e Reino Unido.

  • Fatura

    A fatura da sua compra é enviada por email, após a confirmação do pagamento. No caso de envios para fora da união europeia, cada expedição é acompanhada de um envelope com a respetiva fatura.

Envios

  • Qual é o Prazo de entrega da minha encomenda?
     O prazo estimado de entrega varia de acordo com o destino de entrega e com os produtos pretendidos e é indicado na página do(s) produto(s) que encomendou.

    No caso de encomendar produtos com prazos estimados de entrega diferentes, a encomenda será entregue no prazo de entrega mais alargado.

    Se houver alguma alteração nos prazos previstos de entrega, receberá um novo email com as novas datas de entrega.

    * Na eventualidade de serem necessários procedimentos de desalfandegamento, poderá haver um atraso relativamente ao prazo estimado de entrega.
  • Quais os países para os quais a Lusa Mater faz envios?

    Atualmente a Lusa Mater faz envios para países pertencentes à União Europeia e Suíça.

    Se pretender envios para outros países, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente (email: client@lusamater.pt). Tentaremos satisfazer o seu pedido.

    A Lusa Mater não efectua envios para apartados.

  • Qual é o custo de envio?
    Os custos de envio são calculados de forma automática pelo sistema, de acordo com: o país e zona de entrega, o peso e volume da embalagem do seu pedido e a fragilidade dos artigos.

    Os custos de envio são indicados na Finalização de Encomenda, antes de concluir a sua encomenda e de inserir os dados de pagamento.

  • Como posso verificar o estado da minha encomenda e do seu envio?

    Para verificar o estado da sua encomenda, aceda ao menu “A Minha Conta” e selecione a opção Encomendas recentes. Para visualizar os produtos que encomendou, clique em visualizar.

  • Como se processa a entrega na morada solicitada?

    A entrega da encomenda na morada solicitada pode ser de 2ª a 6ª feira, entre 9 e 18 horas.

  • Garantia de entrega
    O cliente é responsável por:

    - Estar presente no tempo e local definido para a entrega, ou, quando aplicável, levantar atempadamente a sua encomenda no ponto de recolha definido, caso esta não lhe tenha sido entregue em mão devido à sua ausência.

    Em caso de não receber a encomenda nos prazos indicados, o cliente deverá contactar a Lusa Mater para que uma investigação junto da transportadora seja iniciada.

    No caso de extravio da encomenda, após realização de uma investigação junto da transportadora, a Lusa Mater compromete-se a reembolsar o cliente no valor total da sua encomenda.

    No caso de a encomenda ser devolvida à Lusa Mater por não ter sido atempadamente levantada no ponto de recolha pelo cliente ou então porque o cliente não respondeu às tentativas de entrega, considera-se ter havido devolução tácita por parte do cliente.

  • Encomenda danificada ou incorreta
    Nunca aceite uma encomenda que apresente marcas visíveis de abertura e/ou esteja visivelmente danificada (embalagem amolgada, com marcas de deterioração, barulho de produtos partidos, etc.). Deve recusar a entrega, assinalando sempre o problema na nota de entrega do transportador, com data e assinatura. Sempre que possível, abra a embalagem na presença do transportador e, no caso de se confirmar uma não conformidade, restitua a embalagem ao transportador, assinalando o problema.

    Não hesite em assinalar a queixa no momento da receção, isto é essencial para a investigação perante a transportadora. Se uma encomenda visivelmente danificada for aceite sem expor uma queixa, esta será considerada como “aceite e conforme.”

    Não se esqueça de verificar sempre se o número de embalagens está correto de acordo com o documento que assinar.

    Sempre que houver algum problema com a sua encomenda, contacte-nos o mais rapidamente possível.

Pagamentos

  • Comprar no website da Lusa Mater é seguro?

    Sim, é seguro. A Lusa Mater associa-se a uma gateway de pagamento (Easypay®) e à Paypa®l para garantir a segurança dos seus pagamentos.

    Os dados do seu cartão são transmitidos directamente a uma gateway de pagamentos universal, certificada pela SIBS, Unicre, Visa, MasterCard e PaysafeCard…., que utiliza tecnologias de encriptação SSL (Security Socket Layer), sem que a Lusa Mater nem terceiros tenham acesso, em nenhum momento, à informação sensível (dados pessoais, como o nome, endereço, número de cartão de crédito).

    O nome EasyPay ou Paypal pode aparecer no extracto da sua conta bancária.

  • Quais os meios de pagamento que posso utilizar?
    Todas as formas de pagamento são simples e seguras. Os meio de pagamento disponíveis são: Pagamento por PayPal: Se optar por pagamento por Paypal, será redirecionado para o site de pagamento PayPal onde deve proceder ao pagamento. Caso não tenha uma conta PayPal, pode facilmente criar a sua conta e de seguida proceder ao pagamento. Pagamento por Referência de Multibanco (via Easypay):   Se optar por pagamento MB receberá as instruções de pagamento (entidade, referência e montante) no ato de encomenda e por email. Pode efetuar o pagamento em qualquer caixa MB ou no seu portal de homebanking, selecionando a operação Pagamentos de compras/serviços. O pagamento deve ser feito dentro de um período de 48 horas. Se o pagamento não for recebido dentro desse prazo, a encomenda poderá ser cancelada. Não necessita de enviar qualquer comprovativo de pagamento. Nota:  Esta forma de pagamento aplica-se apenas a encomendas provenientes do mercado português, feito através de contas bancárias de um banco em Portugal. Pagamento por Transferência Bancária:   Se optar por transferência bancária receberá as instruções de pagamento (NIB e montante) no ato de encomenda e por email. O pagamento deve ser feito dentro de um período de 48 horas. Se o pagamento não for recebido dentro desse prazo, a encomenda poderá ser cancelada.
  • Como utilizar créditos e códigos promocionais?

    No passo relativo ao pagamento, poderá utilizar os valores que dispõe em créditos ou códigos promocionais, de acordo com as regras de utilização dos mesmos. Os valores dos créditos ou códigos promocionais a utilizar serão descontados ao valor da sua encomenda.

Registo na Lusa Mater

  • O registo na Lusa Mater é obrigatório?

    O registo na Lusa Mater não é obrigatório. Pode descobrir descobrir os melhores produtos prostugueses sem efetuar o registo. Apenas são necessários os dados do cliente para a conclusão da compra.

    Contudo, ao registar-se na Lusa Mater poderá usufruir das seguintes vantagens:

    - Receber as novidades sobre as novas marcas e produtos portugueses.

    - Realizar a sua encomenda mais rapidamente (guardando os seus dados pessoais, morada de facturação e envio).

    - Aceder ao seu histórico de encomendas através do menu “A Minha Conta”.

  • Como posso registar-me?

    O registo na Lusa Mater é simples e gratuito!

    No canto superior direito da Lusa Mater, clique em “Registar” e será aberta uma janela de novo registo. Introduza os seus dados pessoais. Leia e aceite os nossos Termos e Condições, Política de privacidade e conclua o seu registo.

  • Confidencialidade dos meus dados
    A sua privacidade é fundamental para nós.

    Não partilhamos a sua informação pessoal com terceiros, com excepção dos estritamente necessários à entrega dos bens pelos fornecedores e empresas de transporte contratadas. Os seus dados pessoais serão apenas utilizados internamente para campanhas promocionais, envio de newsletters , processo de compra e envio dos produtos.

    A plataforma Lusa Mater e os dados nela recolhidos estão sujeitos ao regulamento e controlo das autoridades competentes, nomeadamente a CNPD (Comissão nacional de Protecção de Dados)

  • Já estou registado na Lusa Mater, como posso entrar na minha conta?

    Entre em www.lusamater.pt  e clique em iniciar sessão e introduza o seu email e password .

  • O que devo fazer se me esquecer da minha password?
    Na área do login clique no link “esqueceu-se da password?” ( por cima do campo da password) e ser-lhe-á pedida a introdução do seu endereço de email. A Lusa Mater enviar-lhe-á um email com um link temporário para que possa definir uma nova password.

Sobre a Lusa Mater

  • O que é a Lusa Mater?

    A Lusa Mater é uma plataforma de (re)descoberta e comercialização de produtos portugueses. Procuramos os melhores produtos feitos em Portugal... para si! Selecionamos cada produto para que se sinta inspirado em (re)descobrir os produtos portugueses!

  • Como posso como ter conhecimento das novidades?
    Ao registar-se, passará a receber as nossas newsletters, com as novidades. Poderá, também,  seguir a Lusa Mater  e descobrir as novidades e novos produtos através das redes sociais (facebook, instagram, pinterest e twitter).