Só não vendemos saudade

Carolina Curado – Entrevista e Giveaway

Desde pequenina que o mundo de Carolina Curado gravita em torno da joalharia. Pelo caminho formou-se em Biologia e, posteriormente, estudou Joalharia. De forma surpreendente, a Biologia é talvez a maior inspiração dos seus trabalhos, manifestando-se nas formas orgânicas e nos elementos naturais das suas peças. A matéria-prima principal é, não um qualquer material nobre, mas o latão. A nobreza está no design único e na dedicação total que cada uma das peças recebe.
Falámos com a Carolina Curado, para conhecer um pouco melhor o seu trabalho. Vamos contar-vos tudo 😉

Entrevista

Quem é a Carolina Curado?
Uma antiga estudante de Biologia que decidiu perseguir o seu sonho pela Joalharia. Acima de tudo uma pessoa feliz e realizada pela oportunidade de trabalhar no que me fascina.
Quando é que descobriste o interesse pela joalharia?
Desde muito nova, mas na bijuteria primeiro. Mais tarde decidi estudar Joalharia para explorar mais técnicas e para não ter obstáculos à minha imaginação!
Trocaste a biologia pela joalharia, mas as tuas criações parecem ter uma forte influência de elementos naturais. O que é que te inspira?
Inspiram-me as texturas e cores da Natureza; os insetos, as folhas e as flores que uso quase sempre no meu trabalho. Inspiram-me as formas orgânicas e as misturas de elementos para criar peças únicas e versáteis.
As tuas peças diferenciam-se por serem em latão com recurso a corais, pérolas e zircões. Quando percebeste que a valorização da joalharia não passa obrigatoriamente por trabalhar com materiais mais nobres (ouro e prata)?
Ainda durante o curso. O latão permite-me fazer peças grandes sem estar preocupada com o preço final, e felizmente o meu trabalho nunca foi prejudicado por não incluir metais nobres. No final vale pela criatividade e horas de trabalho que cada peça leva, e quem compra valoriza isso também.
Podes explicar-nos como é o processo de criação e produção das tuas peças?
Trabalho muito a partir dos vários elementos que tenho já feitos (as tais flores ou insetos), vou juntado pedras, combinando várias texturas até chegar ao resultado final. Há sempre um processo de busca de informação na Natureza, e uma tentativa de fugir ao que já foi feito.
 Queres falar-nos do teu atelier, que abraça o Tejo?
É um espaço com uma vista incrível e muito luminoso, o que é fundamental no meu dia-a-dia. O atelier acaba por ser parte de mim, é um sítio onde passo imensas horas, por isso tem de refletir um pouco o meu universo criativo.
 Quais são os teus projetos para o futuro?
Explorar novos mercados e chegar a novos países, levar a marca o mais longe possível! Mas o mais importante é manter uma imagem diferente e irreverente na minha Joalharia, chegar a uma qualidade cada vez maior.
Queres deixar um conselho para novos artistas e criadores?
Ser o mais autêntico possível, tentar ter uma linguagem própria enquanto designers. Perseverança e muita capacidade de trabalho. Qualquer negócio próprio implica muito esforço, mas no fim vai compensar!

A Carolina ... Num Minuto

Não saio de casa sem… o telemóvel.
Quando vou de férias não me esqueço do… guia de viagens Lonely Planet, passaporte e cartão multibanco.
A minha altura preferida do ano é… o Outono.
Perco a cabeça com… Joalharia!
A minha viagem de sonho é… a próxima. Viajar é a minha segunda paixão, por isso faço os possíveis para nunca adiar uma viagem!
O dia perfeito é… um dia de Inverno com Sol, a passear.
Se eu fosse uma peça de joalharia seria… uma peça grande e exuberante (provavelmente dourada).

A Carolina é uma bracarense de 28 anos e formou-se em Biologia, na FCUP, mas desde pequena que a sua grande paixão era a Joalharia. Decidiu perseguir o seu sonho e estudou joalharia. Hoje vive e trabalha em Lisboa, onde tem o seu atelier.

GIVEAWAY CAROLINA CURADO

Anel 5 folhas Ginkgo Biloba


Em conjunto com a Carolina Curado, a Lusa Mater tem um Anel 5 folhas Ginkgo Biloba para oferecer.
 Como participar no passatempo:
– Fazer “like” nos Facebooks da Lusa Mater e da Carolina Curado;
– Partilhar o post no mural do Facebook em modo Público (ver link de partilha no fim da página);
– Preencher o formulário abaixo (os dados apenas são usados internamente e não serão cedidos a terceiros).
Só será aceite uma participação por pessoa.
O passatempo decorre até dia 30 de Abril de 2016 e é válido para residentes em Portugal.
O vencedor será sorteado através do site random.org e anunciado no facebook da Lusa Mater.

MARCA DO MÊS – DESCUBRA OS PRODUTOS

.