Só não vendemos saudade

Laboratório d’Estórias – Entrevista e Giveaway

“O Laboratório d’Estórias é mais do que um negócio, é uma forma de estar na vida.”

O Laboratório d’Estórias é um espaço experimental de design que pretende recuperar técnicas ancestrais de manufactura e reinterpretar ícones da cultura popular portuguesa. À cerâmica aliam-se a ilustração e a escrita, e o resultado são peças contemporâneas, únicas, pensadas ao pormenor, fruto de um trabalho em rede que junta vários saberes e gerações.
Contar a história de um Portugal diferente. Foi com este espírito que surgiu o Laboratório d’Estórias, fundado pela Rute Rosa e pelo Sérgio Vieira, que pretende inspirar-se nas estórias da cultura portuguesa para reinventar objetos tradicionais, utilizando-os para contar novas estórias. Fomos falar com a Rute e com o Sérgio, para conhecer melhor as suas estórias, os seus processos de criação e produção. Vamos contar-vos tudo! 🙂

LES_artigo1

Como é que nasceu a o Laboratório d’ Estórias?

O Laboratório d’Estórias nasce da nossa paixão pela cerâmica e da vontade de recuperar técnicas ancestrais de manufactura que corriam o risco de se perderem para sempre, dada a crescente industrialização das unidades de produção das Caldas da Rainha e o encerramento de muitas fábricas.

No que é que se inspiram para criar?

Inspiram-nos as tradições que há muitos anos atrás tornaram as Caldas da Rainha num pólo de cerâmica de referência a nível europeu, nos ícones da cultura popular portuguesa, nas lendas, histórias e costumes que têm sobrevivido ao passar dos tempos e que gostamos de trazer para os dias de hoje.

A criação de cada peça envolve várias pessoas. Querem explicar-nos quais são os diversos intervenientes?

As peças do Laboratório d’Estórias aliam a cerâmica à ilustração e à escrita. Além disso, muitas das nossas peças juntam a faiança ou o grês a outros materiais. Em cada uma destas áreas nós vamos à procura de quem sabe fazer e faz bem. Assim, cada peça resulta de um trabalho de equipa que junta ilustradores, escritores, artesãos, modeladores, operários de manufatura…

Como é que é o processo de produção das vossas peças?

Numa primeira fase, nós os dois idealizamos a peça e escolhemos materiais. Depois vamos ter com quem a possa passar do papel à realidade, seja num pequeno ateliê ou numa fábrica, mas sempre nas Caldas da Rainha. Convidamos ilustradores e escritores para criarem a ilustração e história da peça, e por fim, concebemos a embalagem, pensada para cada uma das peças.
A exceção é “A Varina e o chá das 5” que resultou de uma colaboração artística com os Storytailors. Aliás, nós gostaríamos de estabelecer mais colaborações no futuro.

Vocês são um casal e têm um negócio em conjunto, como fazem a gestão da relação pessoal e profissional? Que conselhos deixam a outros casais?

O Laboratório d’Estórias é mais do que um negócio, é uma forma de estar na vida. Ambos procuramos  aprender um com o outro, valorizar e potenciar as nossas capacidades enquanto Seres Humanos diferentes e desvalorizar as imperfeições. Ter tempo para  fazer uma autorreflexão e autoavaliação é fundamental para  que a nossa relação se torne mais forte.

Quais são os vossos projetos para o futuro?

Nós queremos dar a conhecer as nossas estórias e as nossas tradições a outras culturas.

Que conselho dão a novos artistas e criadores portugueses?

Procurem valorizar e investigar “as coisas simples” do quotidiano, que por vezes são surpreendentes!

A Rute... Num Minuto

A Rute é formada em design-cerâmica pela ESAD.CR, é verdadeiramente apaixonada pela cerâmica. Uma paixão que alia ao desejo de contar histórias através de objectos.

Não saio de casa sem…uma mala e os óculos de sol.

Quando vou de férias não me esqueço de…livros.

A minha altura preferida do ano é… o Verão.

Perco a cabeça com…objectos.

A minha viagem de sonho é…Buenos Aires.

O dia perfeito é…tomar o pequeno-almoço tranquila.

A minha Estória favorita é…“A Alfacinha dos Caracóis”.

O Sérgio... Num Minuto

Formado em design industrial na ESAD.CR, o Sérgio tem-se dedicado não só ao desenvolvimento de projectos de autor pautados pela experimentação e pela inovação mas também ao ensino das artes visuais.

Não saio de casa sem…me despedir da minha filha e dar-lhe um beijo.

Quando vou de férias não me esqueço de…colocar na mala a liberdade que me escapa ao longo do período de trabalho.

A minha altura preferida do ano é…as quatro estações, preciso é de estar enquadrado.

Perco a cabeça com…a falta de tempo, e quando não consigo dar aquilo que tinha idealizado. Transgredir os meus objectivos.

A minha viagem de sonho é … sair com o cartão de crédito e sem rumo.

O dia perfeito é…quando me deito tranquilo!

A minha estória favorita é…a próxima, devido à investigação e à dinâmica por ela gerada.

GIVEAWAY “A ALFACINHA DOS CARACÓIS”

LES016-1Agora que já descobriu a Laboratório d’Estórias, temos duas “Alfacinha dos Caracóis” para oferecer… devagar devagarinho!
Como participar no passatempo:
– Fazer “like” na página de Facebook da Lusa Mater e na página de Facebook do Laboratório d’Estórias;
– Partilhar o post no mural do Facebook em modo Público (ver link de partilha no fim da página);
– Preencher o formulário abaixo (os seus dados são apenas usados internamente e não serão cedidos a terceiros).
Só será aceite uma participação por pessoa.
O passatempo decorre até dia 31 de Agosto de 2015 e é válido para residentes em Portugal Continental.
Os vencedores serão sorteados através do site random.org e anunciados na página de facebook da Lusa Mater.