Só não vendemos saudade

Bleebla – Entrevista e Giveaway

Na Bleebla são concebidos e produzidos objetos simples e intemporais que apelam aos sentidos e emoções de todas as idades, privilegiam materiais naturais e locais, conjugando a tradição material e sensorial com a contemporaneidade conceptual e técnica.
Da responsabilidade de Ana Ferreira e Luís Leite, dois arquitetos sediados no Porto, a coleção Bleeba continua a crescer na selva, mar, campo, e floresta, sempre fiel ao seu mote: brinca com a natureza!
Fomos falar com a Ana e o Luís  para conhecer melhor este projeto. Vamos contar-vos tudo! 🙂

Entrevista à Bleebla

Como descobriram o interesse pelos brinquedos?
Sempre tivemos fascínio por brinquedos e jogos de madeira, desde há muito tempo que os colecionamos. Em 2006, o nascimento de um sobrinho levou a que os começássemos a construir.
Como nasceu a ideia e o projeto Bleebla?
Da experiência de desenhar e construir brinquedos resultou, entre outros objetos, a “Caixa dos Bichos” que em 2009 foi selecionada para a 1ª Mostra POP’s – Projetos Originais Portugueses – da Loja de Serralves. Em 2013 avançamos com o projeto Bleebla que surge de questões de materialidade, sensoriais e de sustentabilidade que nos interessavam, o que levou a uma reformulação da “Caixa dos Bichos” e ao desenvolvimento de novos produtos.
Como nascem os vossos animais? Podem falar-nos um pouco sobre os materiais e a produção?
A criação de um produto inicia com uma ideia, que é formalizada através de (muitos) esboços, maquetes e protótipos, através dos quais vamos afinando a forma geral e detalhes como patas, caudas ou focinhos. Esta fase é por vezes extensa e exaustiva até atingirmos o resultado final pretendido.
Utilizamos materiais locais (origem portuguesa ou europeia), minimizando assim as cargas ambientais relativas ao transporte destas matérias-primas. Também procuramos que sejam de origem ambientalmente certificada, como é o caso da cortiça e da madeira dos nossos produtos. Temos a mesma preocupação com as embalagens, que são de cartão reciclado e igualmente com origem em florestas com exploração certificada. Toda a produção é também garantida localmente, ou seja, “made in Portugal”. Sabemos que estas preocupações são apenas um pequeno contributo em termos ambientais, mas acreditamos que a forma como se exploram os recursos do planeta ditará o futuro, não só a nível social, como também, e sobretudo, a nível industrial, e queremos explorar estas questões cada vez mais no desenho dos nossos produtos.
Acreditamos que os produtos Bleebla, da forma como são pensados e concebidos, irão passar de geração em geração, aumentando assim a sua vida útil e tornando-os ainda mais sustentáveis.
Quem mais sorri com os vossos produtos? Crianças ou adultos?
Crianças e adultos! Temos reações de encanto transversais a todas as idades.
Quais são os vossos projetos para o futuro?
Continuar progressivamente a implantar a marca no mercado nacional e internacional. No tema dos bichos, lançar a “floresta” e o “campo” (a coleção de produtos presentemente disponíveis pertence à “selva” e ao “mar”). E temos também novos produtos que se encontram em fases iniciais de desenvolvimento.

A Ana... Num Minuto

BLEentrevista11

Não saio de casa sem… uma esferográfica.
Quando vou de férias não me esqueço de…um caderno de desenho.
Perco a cabeça com… lápis de cor e ferramentas manuais.
A minha viagem de sonho é… autocaravana pela América do Sul.
Gosto de brincar com… objetos, brinquedos, jogos… de madeira!
O meu bicho Bleebla favorito é… favorito não sei (gosto de todos) mas o que deu mais luta a desenhar foi sem dúvida o orangotango.
O dia perfeito é… um dia de passeio.

A Ana nasceu em Leiria, veio para o Porto estudar e por aqui ficou. É arquiteta e com o Luís fundou o estúdio “Ana Ferreira | Luís Leite – Arquitetos” e a Bleebla.

O Luís... Num Minuto

BLEentrevista05

Não saio de casa sem… telemóvel (uma câmera fotográfica sempre à mão).
Quando vou de férias não me esqueço de…câmera fotográfica analógica.
Perco a cabeça com… cadernos, máquinas fotográficas, cacau,….
A minha viagem de sonho é… costa da Noruega.
Gosto de brincar com… tudo!
O meu bicho Bleebla favorito é… o rinoceronte (mas a minha resposta a esta pergunta será certamente outra da próxima vez).
O dia perfeito é… sair de casa e deixar o acaso fazer o programa do dia.

O Luís nasceu na ilha de São Miguel, veio para o Porto estudar e por aqui ficou. É arquiteto, com formação especializada em reabilitação do património, e com a Ana fundou um estúdio de arquitetura e a Bleebla, e ainda passa uma boa parte do tempo a tirar fotografias.

GIVEAWAY

BLEgiveawayEm conjunto com a Bleebla, a Lusa Mater tem dois prémios irresistíveis para oferecer.
1º Prémio: Silhueta Mar
2º Prémio: woodla – leão e macaco

 

Como participar no passatempo:
– Fazer “like” nos Facebooks da Lusa Mater e da Bleebla;
– Partilhar o post no mural do Facebook em modo Público (ver link de partilha no fim da página);
– Preencher o formulário abaixo (os seus dados são apenas usados internamente e não serão cedidos a terceiros).
Só será aceite uma participação por pessoa.
O passatempo decorre até dia 31 de Dezembro de 2015 e é válido para residentes em Portugal.
Os vencedores serão sorteados através do site random.org (os prémios serão atribuídos por ordem de saída dos nomes) e anunciados no facebook da Lusa Mater.

MARCA DO MÊS – DESCUBRA OS PRODUTOS

.