“O Laboratório d’Estórias é mais do que um negócio, é uma forma de estar na vida. Ambos procuramos aprender um com o outro, valorizar e potenciar as nossas capacidades enquanto Seres Humanos diferentes e desvalorizar as imperfeições”
O Laboratório d’Estórias é um espaço experimental de design que pretende recuperar técnicas ancestrais de manufactura e reinterpretar ícones da cultura popular portuguesa. À cerâmica aliam-se a ilustração e a escrita, e o resultado são peças contemporâneas, únicas, pensadas ao pormenor, fruto de um trabalho em rede que junta vários saberes e gerações.

Num Minuto
A Rute é formada em design-cerâmica pela ESAD.CR, é verdadeiramente apaixonada pela cerâmica. Uma paixão que alia ao desejo de contar histórias através de objectos.
Não saio de casa sem…uma mala e os óculos de sol.
Quando vou de férias não me esqueço de…livros.
A minha altura preferida do ano é… o Verão.
Perco a cabeça com…objectos.
A minha viagem de sonho é…Buenos Aires.
O dia perfeito é…tomar o pequeno-almoço tranquila.
A minha Estória favorita é…“A Alfacinha dos Caracóis”.
Num Minuto
Graduated in industrial design by ESAD.CR , Sergio has been dedicated not only on experimentation and innovation development of author projects but also on visual arts education.
I don’t go out without... say goodbye to my daughter and give her a kiss .
When I’m on vacations, I don’t forget…to pack all the freedom that escapes me throughout the work time
My favorite time of the year is… all the seasons
I lose my mind with… my everyday lack of time
My dream trip is… get out with the credit card and aimlessly.
The perfect day is… when, after a long day, i lie quiet.
My favorite story is... the next one, with all the researchs and dynamics that it give us.

Como é que nasceu a o Laboratório d’ Estórias?
O Laboratório d’Estórias nasce da nossa paixão pela cerâmica e da vontade de recuperar técnicas ancestrais de manufactura que corriam o risco de se perderem para sempre, dada a crescente industrialização das unidades de produção das Caldas da Rainha e o encerramento de muitas fábricas.
No que é que se inspiram para criar?
Inspiram-nos as tradições que há muitos anos atrás tornaram as Caldas da Rainha num pólo de cerâmica de referência a nível europeu, nos ícones da cultura popular portuguesa, nas lendas, histórias e costumes que têm sobrevivido ao passar dos tempos e que gostamos de trazer para os dias de hoje.
A criação de cada peça envolve várias pessoas. Querem explicar-nos quais são os diversos intervenientes?
As peças do Laboratório d’Estórias aliam a cerâmica à ilustração e à escrita. Além disso, muitas das nossas peças juntam a faiança ou o grês a outros materiais. Em cada uma destas áreas nós vamos à procura de quem sabe fazer e faz bem. Assim, cada peça idealizada e desenvolvida por nós resulta de um trabalho de equipa que junta ilustradores, escritores, artesãos, modeladores, operários de manufatura…
Como é que é o processo de produção das vossas peças?
Numa primeira fase, nós os dois idealizamos a peça e escolhemos materiais. Depois vamos ter com quem a possa passar do papel à realidade, seja num pequeno ateliê ou numa fábrica, mas sempre nas Caldas da Rainha. Convidamos ilustradores e escritores para criarem a ilustração e história da peça, e por fim, concebemos a embalagem, pensada para cada uma das peças.
A exceção é “A Varina e o chá das 5” que resultou de uma colaboração artística com os Storytailors. Aliás, nós gostaríamos de estabelecer mais colaborações no futuro.
Vocês são um casal e têm um negócio em conjunto, como fazem a gestão da relação pessoal e profissional? Que conselhos deixam a outros casais?
O Laboratório d’Estórias é mais do que um negócio, é uma forma de estar na vida. Ambos procuramos aprender um com o outro, valorizar e potenciar as nossas capacidades enquanto Seres Humanos diferentes e desvalorizar as imperfeições. Ter tempo para fazer uma autorreflexão e autoavaliação é fundamental para que a nossa relação se torne mais forte.
Quais são os vossos projetos para o futuro?
Nós queremos dar a conhecer as nossas estórias e as nossas tradições a outras culturas.
Que conselho dão a novos artistas e criadores portugueses?
Procurem valorizar e investigar “as coisas simples” do quotidiano, que por vezes são surpreendentes!
GIVEAWAY “A ALFACINHA DOS CARACÓIS”
Agora que já descobriu a Laboratório d’Estórias, temos duas “Alfacinha dos Caracóis” para oferecer… devagar devagarinho!
Como participar no passatempo:
-
Fazer “like” na página de Facebook da Lusa Mater e na página de Facebook do Laboratório d’Estórias;
-
Partilhar o post no mural do Facebook em modo Público;
-
Preencher o formulário abaixo (os seus dados são apenas usados internamente e não serão cedidos a terceiros).
Só será aceite uma participação por pessoa.
O passatempo decorre até dia 31 de Agosto de 2015.
Serão sorteados (através do site random.pt) 2 pratos “A Alfacinha dos Caracóis e os vencedores serão anunciados na página de facebook da Lusa Mater.









